sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Migrações em Mudança: Acolher e Incluir

 “Migrações em Mudança: Acolher e Incluir” promove reflexão sobre inclusão e diversidade. 

No dia 21 de Outubro de 2025, o Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, no âmbito do Projeto Acolhe, mais concretamente com a participação da turma do 12° TTAR (Técnicos de Turismo Ambiental e Rural) e alguns alunos de Português Língua Não Materna (PLNM), participou no Encontro “Migrações em Mudança: Acolher e Incluir”, organizado pelo Município de Oliveira de Frades, realizado no Auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades.

Integrado nas comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social, o evento contou com a presença de representantes municipais, técnicos e entidades locais, com a oradora Dra Ana Nunes, do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Albergaria - a-Velha e Dr. Tiago Caio do Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal /Rede Europeia Anti - Pobreza, que debateram os desafios e oportunidades das migrações.

A sessão destacou a importância da inclusão e do acolhimento de migrantes na comunidade, reunindo testemunhos e perspetivas que reforçam a necessidade de promover uma sociedade mais justa e solidária.

Hannah Faleta 12.°TTAR


"Olá sou Preetpal singh e tenho 17 anos. 
Vivo em Pinheiro de Lafões. Sou natural da Índia, da parte norte chama-se "Punjab". Vivo em Portugal há 2anos e 7 meses. O motivo pelo qual eu vim para Portugal foi pelo facto do meu pai já viver em Portugal há 6 anos. Agora estou com a minha familía em Portugal. Tenho um irmão mas velho que trabalha na Tosca, na zona Industrial de Oliveira de frades.Entrei na escola em 2023 e frequento o curso profisional de Técnico Manutenção Industrial. Estou no 12°ano .No inínio quando vim para escola, achei tudo muito estranho, por causa da minha cultura, comida, língua. A única dificuldade que eu tive foi a língua Portuguesa. Com tempo comcei a aprender e falar. Tenho aulas de Português Língua Não Materna (PLNM) com os profesores que me têm ajudado muito. Tenho amigos portugueses e da minha comunidade. Atualmente já falo bem, mas às vezes tenho dificuldades em algumas disciplinas . No dia 21 de outubro, participei com o meu testemunho no Encontro-(Migraçoes em Mudança) no Auditório de Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades. Achei que seria algo muito intressante e bom ir participar, apresentando a minha cultura, comunidade e os meus costumes.E adorei falar com eles , foi uma experiência muito boa para mim."

PREEPTAL SINGH 12.°TMI