Na manhã de segunda-feira, dia 17 de fevereiro, três técnicas especializadas da APCV (Associação de Paralisia Cerebral de Viseu) deslocaram-se à Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades com o objetivo de partilhar experiências, metodologias e estratégias de intervenção, direcionadas a um aluno, matriculado nesta instituição de ensino e que beneficia, semanalmente, de terapias especializadas na APCV, nomeadamente Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Fisioterapia.
As técnicas dialogaram com todos os elementos da EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva) variável do aluno, incluindo a Diretora de Turma, a Professora de Educação Especial, os Assistentes Operacionais, a Terapeuta da Fala do CRI (Centro de Recursos para a Inclusão), a Encarregada de Educação, as Coordenadoras da EMAEI e do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação), bem como a Educadora Social do Agrupamento. Durante o encontro, foram apresentadas sugestões de atividades e realizadas demonstrações práticas de como são efetuadas as respetivas intervenções terapêuticas, proporcionando um espaço de diálogo e aprendizagem mútua.
Após esta partilha de conhecimentos e experiências, num ambiente descontraído e propício à reflexão, o workshop encerrou com um momento de convívio à volta de uma mesa repleta de iguarias, onde se reafirmou o compromisso coletivo de aprimorar a intervenção pedagógica de todos os envolvidos, visando o desenvolvimento biopsicossocial do aluno, bem como a sua plena inclusão e bem-estar. Ficou, ainda, agendada uma visita à APCV, com o objetivo de observar in loco as práticas de intervenção das técnicas com este aluno, no contexto da instituição.
Esta iniciativa reforça a importância da partilha e da articulação entre instituições, técnicos, professores e família, sublinhando que é através desta colaboração estreita que se podem efetivamente implementar os ideais inclusivos, garantindo uma resposta educativa e terapêutica mais eficaz e adaptada às necessidades específicas do aluno. A visita à APCV, já planeada, representará uma oportunidade valiosa para aprofundar o conhecimento sobre as práticas terapêuticas desenvolvidas e fortalecer ainda mais a rede de suporte ao aluno, contribuindo para o seu desenvolvimento global e sucesso educativo.
EMAEI