sábado, 18 de janeiro de 2025

Iniciativa “Boas Práticas”

No dia 14 de janeiro, os elementos do Departamento de Educação Especial realizaram uma visita à Escola EB 2,3 General Serpa Pinto, em Cinfães. O principal objetivo desta iniciativa foi observar práticas pedagógicas num contexto escolar distinto, com vista a contribuir para a (re)definição de estratégias que promovam uma educação mais inclusiva.

Durante a visita, tivemos a oportunidade de conhecer o funcionamento do Centro de Recursos em Tecnologias de Apoio à Educação Especial (CRTIC) integrado na escola, o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da escola sede, bem como o CAA da Escola Básica de S. Cristóvão, uma das valências essenciais do Agrupamento. Estes momentos de partilha permitiram-nos aprofundar conhecimentos e inspirar-nos em boas práticas pedagógicas.

Expressamos o nosso agradecimento à Adjunta da Direção e Coordenadora do Departamento de Educação Especial, professora Olga Lemos, assim como ao Diretor da Escola, Dr. Manuel Pereira, pela calorosa receção e pela generosidade em partilhar o bom trabalho desenvolvido no Agrupamento.

Uma palavra de reconhecimento também à Câmara Municipal de Oliveira de Frades, que gentilmente assegurou o transporte, possibilitando a realização desta visita enriquecedora.

Departamento de Ed. Especial





segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Árvore "Natal Amarelo"

No âmbito do projeto Eco-Escolas, a Escola participou no Desafio Tetrapak/Compal 2024/25 com a criação da Árvore de Natal  Natal Amarelo. Este desafio celebra os valores da sustentabilidade e da inclusão, envolvendo alunos de diferentes anos e cursos numa iniciativa colaborativa.

Os alunos dos 10º e 11º anos, do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial, dedicaram-se à construção da estrutura da árvore. Já os elementos decorativos que embelezam a Árvore de Natal foram elaborados pelos alunos do 5º ano, sob a orientação das professoras do Departamento de Expressões.

O projeto AEOF Acolhe deu um contributo, destacando a palavra "PAZ" como mensagem central desta obra simbólica.

As coordenadoras do projeto Eco-Escolas agradeceram o empenho e envolvimento da comunidade escolar, com destaque particular para o trabalho dos professores do Departamento de Expressões, dos Cursos Profissionais e da Biblioteca Escolar.

Esta iniciativa é um exemplo inspirador de como a escola pode promover valores essenciais como a sustentabilidade, a inclusão e a paz, envolvendo todos os seus membros em ações criativas e significativas.

As Coordenadoras do Projeto Eco-Escolas

Paula Teixeira

Sónia Rodrigues